(Fotos: Divulgação/Jacy Coimbra Menezes)
Talento prodígio: Autora produz bastante desde os seus 12 anos, e sobre diversos assuntos
A aluna Raquel de Oliveira do Instituto IDEAIS sempre escreveu pra si. Guardava os seus escritos e poucos sabiam desse seu dom. Até que viu sua oportunidade chegar quando ingressou na Oficina de Produção de Texto, que a motivou a escrever mais e aprimorar sua escrita, sendo convidada pelo seu professor, Marco Túlio Carvalho (colunista do OLHO VIVO), a recitar uma de suas prosas poéticas na festa de confraternização em 2014.
O sucesso foi tamanho que despertou a atenção de muitos e em uma conversa com a presidente do Instituto, Maria Augusta da Silva Tavares, foi feita a proposta para produzir o livro.
Ao longo do ano de 2015 foram preparadas as etapas para a publicação de seus escritos até que, finalmente, o livro "Fragmentos por Raquel de Oliveira" foi lançado na Livraria Veredas, na sexta-feira, 11, entre amigos, familiares e equipe IDEAIS, inclusive com a presença da fundadora da instituição, Neuza Maria Ferreira Jordão.
A equipe do Instituto agradece, primeiramente, à presidente Maria Augusta Tavares, por abraçar a causa (desde a execução até o patrocínio do livro); ao professor Marco Túlio Carvalho, por selecionar e revisar os textos; ao criador da ilustração da capa, Rafael Alves de Moura; ao ex-aluno do IDEAIS Marcus Felipe Oliveira Quetez, pela apresentação na contracapa; ao Waldo Junior e Carol Boher, pelo transporte do livro (vindo da Colômbia pela Editora Internacional Autoreseditores); aos músicos Wallace Gregório e Filipe Moura Amorim, pela bela trilha; a Solange Whehaibe, por ceder o espaço para o lançamento e vendas; e ao fotógrafo Jacy Coimbra Menezes, pelo registro da noite de autógrafos.
- Parabéns Raquel de Oliveira, nossa prodígia escritora, que orgulho para nós. Que seus "Fragmentos" multipliquem e inspirem muitos jovens. Foi um prazer trabalhar nesse projeto com você! - disse o professor Marco Túlio Carvalho.
A jovem escritora enfatizou que foi maravilhoso e intenso ver todos na noite de autógrafos, alegres, sorrindo e até chorando:
- Meu coração não parava de bater forte... Foi a realização de um sonho que jamais pensei que se realizaria agora. Não tem emoção maior e nem palavras para agradecer a cada um que me acompanhou nesse livro e, principalmente, ao IDEAIS. Chorei bastante no lançamento, o que é de costume chorar quando estou feliz. Sei que todos que estavam lá torceram e vibraram por mim, e agradeço também por isso.
Para o livro foram selecionados alguns dos textos da autora, que produz bastante desde os seus 12 anos, e sobre diversos assuntos. Optou-se então por dividir a obra em fases reunindo suas vivências. Hoje com 16, Raquel continua a escrever sobre seus sentimentos e expectativas diante o mundo.